Casa Santa Cruz ganha novos espaços sagrados

Inaguração de Espaços Sagrados na Casa Santa Cruz (13)Uma celebração simples, mas cheia de significado, marcou a inauguração de novos espaços sagrados na Casa Santa Cruz em Passo Fundo. O local, conhecido por sua abundante natureza, silêncio e boa hospedagem, agora tem novos ambientes que convidam os participantes de retiros, convenções ou encontros de grupos, para um verdadeiro encontro consigo mesmo, com Deus e com a natureza.

Inaguração de Espaços Sagrados na Casa Santa Cruz (15)Em um primeiro momento aconteceu, pelo padre Darci Decarli, a bênção de um capitel em homenagem à Santa Júlia Billiart. Uma estátua de Júlia ainda jovem, com duas meninas estudantes, revela uma santa que abençoa e protege todos aqueles que recorrem a ela. As cerca de 70 irmãs de Notre Dame que participaram do encontro puderam então fazer alusão à Mãe Espiritual da Congregação que tinha sua festa neste dia, 13 de maio.

Inaguração de Espaços Sagrados na Casa Santa Cruz (6)Ao lado do capitel, um labirinto formado por flores rasteiras, que tem em seu centro uma árvore, cedro do líbano, também servirá de ambiente para encontrar-se, para rezar e para pensar na vida. O pequeno trajeto é feito exigindo concentração para encontrar o verdadeiro caminho que leva ao centro de si mesmo, simbolizando o caminho da interiorização onde se encontra o verdadeiro eu. Uma vez encontrando-se a si mesma neste centro, ter a capacidade de fazer o caminho da volta.

Inaguração de Espaços Sagrados na Casa Santa Cruz (23)O labirinto está entre o capitel a outro ambiente reservado para a reflexão e oração: a Tenda da Sarça Ardente. O ambiente todo da Casa Santa Cruz já tem em sua composição natural, o ar, a terra e a água. Faltava então um local para lembrar o quarto elemento: o fogo. O nome Sarça Ardente tem sua origem em Moisés, no Antigo Testamento. O fogo simbolizava o sofrimento dos filhos de Israel. Mas, o fogo é um elemento da natureza ambivalente; é um agente destruidor, mas é também uma fonte de calor e de luz. Ao mostrar o fogo ardendo dentro do arbusto, Deus mostrava a Moisés, que havia outro aspecto o profeta não conseguia ver. Aquele fogo não o destruiria. Pelo contrário, funcionaria como um caldeirão que os forjaria e os fortaleceria espiritualmente, criando uma ligação eterna entre Deus e Seu povo.

Inaguração de Espaços Sagrados na Casa Santa Cruz (24)Em seu interior, a tenda tem, em vitrais, pintados por Maria Kempges, a retratação de símbolos importantes da Congregação das Irmãs de Notre Dame. Esses vitrais, por muito tempo, foram partes de uma capela no Acre. Como a capelo passou por transformações, os vitrais foram trazidos para Passo Fundo e hoje abrilhantam o local especial de oração construído na Casa Santa Cruz. São quatro vitrais que fazem referência a momentos importantes da história da Congregação. O primeiro sopro do Espírito Santo, a sua história através de símbolos do brasão e um especial que faz referência à chegada das Irmãs na América Latina, fato que aconteceu com a primeira comunidade instalada em Passo Fundo e Não-Me-Toque ainda em 1923.

O local é aberto para visitação e a Casa Santa Cruz faz parte do roteiro turístico religioso de Passo Fundo.

Esta entrada foi publicada em Destaque. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>