Como não deixar a finalidade pedagógica, mas manter a escola confessional como um ambiente que desperta o jovem para a religiosidade e a mística católica? Este foi o tema central da palestra do assessor do Setor da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Antonio Ramos do Prado, aos assessores da Pastoral da Juventude Estudantil Notre Dame de todo o Brasil.
Reunidos na Casa Santa Cruz, durante toda a semana na Casa Santa Cruz, em Passo Fundo, os assessores buscam partilhar as experiências vividas nas instituições de ensino cariocas, gaúchas, paulista e brasiliense, mantidas pela Congregação das Irmãs de Nossa Senhora – Notre Dame e elaborar o Plano de Ação do Setor para o período que compreende os anos de 2014 a 2016.
O apelo por renovação ficou evidente nas palavras do Padre Toninho. Em sua palestra enfatizou que, frente à redução verificada, ano após ano, da participação do jovem nas pastorais católicas, é necessário que se renove a abordagem, considerando as peculiaridades da juventude atual. “É preciso que a mística toque o coração deste jovem, numa pedagogia fundamentada na sensibilidade, na musicalidade e na corporalidade, atrelada, também, às mídias sociais e ao uso da tecnologia. Precisamos dinamizar e revitalizar a Pastoral Juvenil no Brasil e, assim, dar possibilidade para que a evangelização seja mais eficaz nas dioceses”, afirmou.