Gestores Notre Dame debatem Gestão e Espiritualidade

Gestores Notre Dame debatem Gestão e Espiritualidade


Administradores das obras Notre Dame de todo o Brasil estiveram reunidos durante todo o final de semana em Passo Fundo, na Casa Santa Cruz

          Administradores das obras Notre Dame de todo o Brasil estiveram reunidos durante todo o final de semana em Passo Fundo, na Casa Santa Cruz. O debate ficou em torno dos assuntos de Gestão e Espiritualidade. Ainda no sábado pela manhã, após a acolhida e partilha das qualidades pessoais.
          A Ir. Lori Steffen, superiora provincial, acolheu os administradores e diretoras enfatizando a importância de que cada um faça acontecer a sua parte em prol do todo. “Observar os princípios e a nossa missão é indispensável para que a Rede de Educação Notre Dame possa acontecer”, partilhou.

Gestão
          Em seguida,  a responsável pela contabilidade da Província da Santa Cruz, Ir. Lory Inês, partilhou sobre gestão, missão, princípios e retomada da história da Congregação no Brasil, em seus 85 anos. “Bondade com firmeza nos identifica e nos diferencia. Esse princípio, essa atitude, ou diria até virtude, nos conduz e cada vez mais passa a fazer parte de nossa missão”, resumiu.
Espiritualidade
          A Ir. Araci Ludwig levou o grupo a refletir, em especial, sobre a espiritualidade como experiência da busca pela luz. “Qual a luz que me ilumina, que me aponta o caminho, que me faz caminhar?”, questionou.
Assédio Moral
          O sábado à tarde destinou-se ao debate sobre o Assédio Moral no ambiente de trabalho. A jovem advogada Nairane De Carli coordenou o primeiro momento que destinou-se à definição do assunto com exemplos práticos e troca de idéias sobre as ações cotidianas e que se podem caracterizar Assédio Moral.
Portadores de necessidades especiais
          A advogada Leonice Possamai Ferreira trouxe à tona um debate atual e ainda em estudo na maioria das empresas: a contratação de portadores de necessidades especiais.  Legislação prega a igualdade em condições de trabalho e remuneração. A acessibilidade também deve ser de condições adaptadas para as necessidades de cada portador de deficiência.
Jovem Aprendiz           
          Olmir De Carli, coordenador do Departamento Jurídico da Congregação de Nossa Senhora, fez explanação sobre o Programa Jovem Aprendiz e as novas exigências legais. O programa foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de oferecer ao jovem a oportunidade de participar da busca pela sociedade mais justa.
Medicina do Trabalho
          A Medicina do Trabalho – Saúde Ocupacional foi o tema abordado pela advogada da Província da Santa Cruz, Mara Kasten. O tema leva em consideração o conjunto de medidas efetivas e permanentes que assegurem o bem-estar físico e mental dos Recursos Humanos da Instituição.


FOTOS ERNI DA ROSA/ASSECOM ND