Coalizão de Seattle

Você já ouviu falar na COALIZÃO DE SEATTLE?

 

Em 30 de novembro de 1999, cerca de 50.000 pessoas pertencentes a mais de 700 organizações fizeram um protesto apaixonado, magistralmente coordenado e quase totalmente não violento, que mudou permanentemente a panorama político da globalização.

 

Foi assim que o viu o ambientalista Paul Hawken, que participou do protesto:

Nenhum líder carismático comandou; nenhum chefe religioso agiu diretamente; nenhuma estrela do cinema estrelou; não havia grupo alfa ou círculo interno. A Ruckus Society, a Rainforest Action Network, a Global Exchange e centenas de outras ONGs estavam lá, coordenadas sobretudo por telefones celulares, e-mails e pela rede de Ação Direta…

 

Eram organizados, educados e determinados. Eram defensores dos direitos do trabalho, membros de povos indígenas, religiosos, metalúrgicos e agricultores; eram defensores das florestas, ambientalistas, defensores da justiça social, estudantes e professores; e queriam que a Organização Mundial do Comércio os escutasse. Falavam em nome de um mundo que não foi melhorado pela globalização.

 

Em janeiro de 2001, a Coalizão de Seattle realizou o primeiro Fórum Social Mundial em Porto Alegre em nome da dignidade humana e sustentabilidade ecológica.

(Fritjof Kapra. As conexões ocultas)
Ir. Neusa Schneider